27/08/2006

Edith Veiga 1960 "Faz-Me Rir" [Chantecler C 33602]

-
Este compacto-duplo traz a interpretação e a voz única de Edith Veiga, uma das muitas cantoras brasileiras que são hoje pouco lembradas. Nascida no interior de São Paulo, a tímida Edith Veiga fez muito barulho com esta canção “Faz-Me Rir”. Versão em português de Teixeira Filho para o bolero “Me Dá Risa” de F. Yoni e E. Arias, grande sucesso internacional que se repetiu no Brasil com esta versão de Edith. A música foi destaque e título de seu primeiro LP, lançado pela gravadora Chantecler em 1960, disco que contou com orquestrações e arranjos de nomes incríveis como Guerra-Peixe, Poly e Élcio Alvarez. Maestros estes, que também podem estar presentes neste raro compacto-duplo.
-
Além de “Faz-Me Rir” há mais três canções que não fazem parte do primeiro disco de Edith Veiga, o bolero “Sòzinha” - composição de nuances primorosas assinada por Rago e Teixeira Filho; “Acho Graça”, um bolero de Arquimedes Messina e Jucata, e finalmente “Maldito” - grande destaque do disquinho, com um arranjo orquestral no mímino exótico e a voz de Edith deslizando na canção com propriedade - os compositores são os mestres do samba-canção Jair Amorim e Evaldo Gouveia.
Como bônus, incluímos mais uma canção gravada no mesmo ano por Edith Veiga, o sucesso “Conselho”, de Dênis Brean e Oswaldo Guilherme, gravado anteriomente por cantoras como Maysa, Morgana, Nora Ney e outras.
Edith Veiga apresenta “Faz-Me Rir”, presente exclusivo do Bossa-Brasileira aos amantes da boa música.




01 Faz-Me Rir [F. Yoni, E. Arias]
02 Sòzinha [Rago, Teixeira Filho]
03 Acho Graça [Arquimedes Messina, Jucata]
04 Maldito [Jair Amorim, Evaldo Gouveia]
05 Conselho [Denis Brean, Oswaldo Guilherme] [bônus]

20/08/2006

O Bossa-Brasileira quer agradecer a visita de todos os amigos que desde o início, em Dezembro de 2005 estão acompanhando nossas postagens. Este blog é todo artesanal, o material encontrado aqui é exclusivo. Por tratarmos e digitalizarmos todo o material pessoalmente, não há postagens com frequência diária ou semanal, mesmo porque também possuímos outras ocupações. Também não apenas indicamos material já existente na internet, procuramos trazer informação e Cultura Brasileira à todos. Sempre para sermos o Bossa-Brasileira que os amigos conhecem e apreciam, uma filosofia de vida presente em tudo o que pode ser encontrado aqui.