18/12/2007

Radamés Gnattali 1955 "Samba em 3 Andamentos" [Sinter SLP 1037]



“Há que falar também de um compositor novo, mal conhecido dos paulistas, o gaúcho Radamés Gnattali. Tem uma habilidade extraordinária para manejar o conjunto orquestral, que faz soar com riqueza e estranho brilho. É certo que “jazzifica” um pouco demais para o meu gosto defensivamente nacional, mas apesar de sua mocidade, já domina a orquestra como raros entre nós. É a nossa maior promessa do momento.” Este texto foi publicado originalmente no jornal O Estado de São Paulo, em 12 de fevereiro de 1939. Seu autor foi o escritor, poeta, compositor e musicólogo Mário de Andrade. Mais que profético, Mário foi incisivo: “é a nossa maior promessa.” E foi. Tanto que passados quase 70 anos a afirmação resiste: em toda a longa trajetória de músico brasileiro, Radamés Gnattali justamente teve habilidades extraordinárias, dominou sua arte como poucos, sim “jazzificou” também, mas criou música brasileira de grande riqueza e estranho brilho.

Este disco em 10 polegadas foi lançado pela gravadora Sinter em 1955, traz o seu piano e uma partitura ousada: na bela capa assinada por Bréves há uma inscrição que diz: “a história musical do samba”. O disco foi lançado quando Radamés já era grande nome no cenário artístico brasileiro. Na contracapa Paulo Santos escreve: “O Samba em Três Andamentos consta de três peças sem ligação entre si ... porém podem ser usadas sem interrupção, como uma suíte de caráter popular, ou isoladamente pois cada andamento é em si uma peça autônoma. Não houve preocupação de fazer algo diferente ou erudito. Apenas apresentou o piano tal como se executa hoje em dia...” Como se executará amanhã, seria mais apropriado.

Radamés reservou para esta gravação o direito de apenas tocar o piano, a partitura orquestral escrita por ele ficou a cargo de Lyrio Panicalli e foi curiosamente composta sem a adição de instrumentos de sopro, apenas cordas, piano e percussão - a cargo do mestre Luciano Perrone. Em “Samba em Três Andamentos” Radamés Gnattali sintetiza talvez pela primeira vez, a possibilidade de se sofisticar o samba sem alterar a sua essência. O resultado é o samba moderno, o mesmo que desafiou Vinicius de Moraes, seduziu Antônio Carlos Jobim e pasmou Egberto Gismonti. O dedilhado inusitado e preciso antecipa em anos luz, a música brasileira posterior e a atual.

Este disco é também um dos raros registros do Maestro Radamés Gnattali tocando solo ao piano em todo o lado B - o lado A é ocupado pela suíte-título. Nas cinco peças para piano solo, Radamés está à vontade em choros, valsas e um samba-canção. Ainda que despidas do acompanhamento orquestral do “Samba em Três Movimentos” estas são também peças de música mágica que espelham o retrato preciso do que o Maestro batizou de história musical do samba. E que bela lição!

o Maestro em fotografia de 1934

Radamés Gnattali 1955 "Samba em 3 Andamentos" [Sinter SLP 1037]

~~~

01 Samba em 3 Andamentos 1º Movimento Samba de Morro [Gnattali]
02 Samba em 3 Andamentos 2º Movimento Samba-canção [Gnattali]
03 Samba em 3 Andamentos 3º Movimento Samba Batucada [Gnattali]

Radamés Gnattali: piano
Luciano Perrone: bateria e ritmo
Orquestra de Cordas dirigida pelo maestro Lyrio Panicalli


04 Canhoto [Gnattali] choro
05 Vaidosa [Gnattali] valsa
06 Noturno [Gnattali] samba-canção
07 Perfumosa [Gnattali] valsa
08 Porque [Gnattali] choro

Radamés Gnattali: piano

Outras informações sobre Radamés Gnattali podem ser encontradas no excelente website:

http://www.radamesgnattali.com.br/

Radamés Gnattali em fotografia de 1940.

4 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom o seu blog!
Sou colecionador (dos leves) principalmente de 10 polegadas.Se tiver um tempo, visite meu blog:www.dezpolegadas.blogspot.com

Thiago Mello disse...

Parabéns pelo blog. Muito bom gosto!

cvllos disse...

Tive a sorte de "pescar" esse Radamés - um de nossos gênios musicais, junto com Villalobos, Nazareth, Jobim.
Grato pelo seu esforço e pela oportunidade.
É um grande resgate de nossa musica, o trabalho que vc fez!
E o link está operando até hoje!

Prof. Flair J.C.S disse...

Olá! Excelente o seu Blog! Peço-lhe que corrija ou poste novamente o LP do Paulo Tapajós: Melodias Imortais de Joubert de Carvalho ... pois o arquivo foi removido! Por favor !!!!! Muito Obrigado