19/08/2008

Lana Bittencourt 1955 "Lana Bittencourt" [Columbia LPCB 35017]

Este é o primeiro disco em formato long-playing, ainda em 10 polegadas, lançado por Lana Bittencourt, em 1955 via Columbia, com fonogramas lançados anteriormente em discos de 78 rotações de grande sucesso. A aceitação do formato LP era ainda modesta e algumas gravadoras preferiam reunir faixas já consagradas em um único produto melhor acabado, do que lançar novas gravações. Muitos artistas tiveram coletâneas de sucessos extraídos dos discos em 78 rpms, como seus primeiros LPs. O resultado era que o novo formato ia criando belas coleções, discos que atravessaram o tempo, preservando a estranha beleza que a música brasileira possuía na época.

Em 1955 a gravadora Columbia possuía um dos melhores estúdios de gravação do país, já familiarizado com o sistema em alta-fidelidade, em uso nos Estados Unidos desde o início da década. A qualidade do registro pode ser percebida em pequenos detalhes como o brilho na voz e nos demais instrumentos, a percussão em destaque e os arranjos orquestrais em profusão impressionante. O que os engenheiros de som conseguiam com os recursos e o sistema da época é de causar espanto.

Lana Bittencourt [nome artístico de Irlan Figueiredo Passos] foi cantora de grandes sucessos, conhecida pela voz perfeita em timbre forte, derramada em sambas e canções internacionais. Estrela das rádios Tupi e da Mayrink Veiga, no Rio de Janeiro, chegou a ter um programa exclusivo na TV Paulista, em São Paulo. Em discos estreou em 1954 pela gravadora Todamérica, passando para a Columbia no ano seguinte, onde permaneceu por muitos anos. Atua até hoje em discos e shows.

Temos aqui os primeiros grandes sucessos de Lana Bittencourt, em uma coleção elegante, a começar pela belíssima capa. Dos primeiros acordes da orquestra em “Malagueña”, fantasia espanhola de Ernesto Leucona, versão em português de Julio Nagib, até o último suspiro do samba-choro “Porque É” de Milton Legey e Paulo Menezes, temos o privilégio de acompanhar a essa bela voz brasileira passeando por oito paisagens musicais. Destaque para a versão em português, também de Julio Nagib, para “Johnny Guitar”, grande sucesso internacional de Victor Young, trilha-sonora do filme homônimo, com arranjos incríveis do maestro Renato de Oliveira, com direito a solo de clarinete. Mas há também o belo samba-canção de Ricardo Galeno “Quem Se Humilha”; outra fantasia de Ernesto Leucona em versão de Julio Nagib, “Andalúcia” em belíssimo arranjo, destaque para a cascata de melodia promovida pela orquestra; e o samba-sincopado [seria uma pré-bossa nova em 1955?] “Pobre Menino Rico”, de Vargas Jr. e Oscar Bellandi, com letra mais que atual: “Pobre menino rico, da zona sul da cidade / embora tenhas de tudo, não tens a felicidade / não jogas bola de gude não sabes rodar pião / não podes pisar descalço a terra seca do chão...” Coisa finíssima!

Lana Bittencourt 1955 “Lana Bittencourt” [Columbia LPCB 35017]

01 Malagueña [Ernesto Lecuona, versão Julio Nagib] fantasia espanhola
02 Johnny Guitar [V. Young, versão Julio Nagib] bolero
03 Quem Se Humilha [Ricardo Galeno] samba-canção
04 Andalúcia [Ernesto Lecuona, versão Julio Nagib] rumba
05 Vai [Go] [R. Evans, A. Aristone, versão Nazareno de Brito] fox
06 Pobre Menino Rico [Vargas Jr., Oscar Bellandi] samba
07 Juca [Haroldo Barbosa] fox
08 Porque É [Milton Legey, Paulo Menezes] samba-choro

Para mais Lana Bittencourt, visite o Bossa-Filmes onde há imagens raras da cantora em 1960, aqui.

20 comentários:

Anônimo disse...

Grande Thiago !!
Grande disco da Lana !!
Grande texto !!
Grandes fotos !!
Perfeita organização do Post !!

Valeu de novo !! Jorge França de Curitiba-PR

Anônimo disse...

Realmente muito bom!
Adorei o disco!
Sou de Salvador e haverá uma grande festa em homenagem a bossa nova. Vamos prestigiar a nossa bossa. www.qualasuabossa.com.br
Grande beijo,
Maria Amélia.

Thiago Mello disse...

Muito obrigado Jorge França! Fiquei muito feliz com seu comentário, valeu mesmo! Um abração a você e todos de Curitiba.

Maria Amélia, muito obrigado e parabéns pelo site e pela homenagem, um grande abraço também a Salvador, essa sua terra linda...

Anônimo disse...

Estou começando um blog, será que você podeira linka-lo no seu? O seu link já está lá.
Parabéns pelo conteúdo do blog.
Abraços.


www.blogpiratadorock.blogspot.com

Tiago Soarez disse...

Thiago,

Nas andanças pela internet achei seu blog.

Assim como vc também tenho um blog de Bossa Nova e achei muito bom descobrir seu endereço.

Espero poder passar por aqui mais vezes para conferir o q vc trás de bom para nós

Unknown disse...

Thiago, montei um audiovisual com o cantor 'Bahiano' (o primeiro a gravar no Brasil, pela casa Edison em 1902), interpretando o lundú 'Isto é bom', de Xisto Bahia.

Segue o link: http://br.youtube.com/watch?v=iUqorvESjQI

Tudo de bom e aquele abraço!!!

pedro bersi

Unknown disse...

Pattápio Silva, interpretando 'Noturno': Flauta brasileira II, ver no YouTube.

Segue o Link
http://br.youtube.com/watch?v=prj-fbl9kmw

Valeu Thiago, aquele abraço!

pedro bersi

Anônimo disse...

Fantástico blog Thigao!

Iggy disse...

Olá Thiago,
Muito legal o seu site. Gostei mesmo, principalmente porque me inspiro nas imagens dessa era marcante.
Abraços de San Francisco.
-iggy
http://www.iggymedeiros.com

Anônimo disse...

Parabéns pelo Blog!
A propósito tem um selo prá você lá no Papocicuta.
Dá uma passada lá e confira.

Abraços e bom final de semana!

Anônimo disse...

Belo blog, parabéns. Volta e meia baixo algo para conhecer ou relembrar. Já baixei o compacto "Isto é dança" com Sidney Marzulo e orquestra de Astor (minha irmã teve todos os discos, mas se acabaram), mas perdi o arquivo. Agora quero baixá-lo de novo e o "link" parece não estar mais funcionando. Será que o arquivo foi retirado e/ou o "link" caducou? Como posso fazer para baixar o disco novamente? ABS / RT

rtremper@interclub.com.br

Thiago Mello disse...

Pirata e Tiago Soarez, muito obrigado pelos comentários e links!

Pedro, valeu pelos videos, como sempre muito legais, estão na fila pra entrar lá no http://bossa-filmes.blogspot.com/ Um abração!!

Thiago Mello disse...

Rafa e Iggy, muito obrigado! Um abração.

Darcy Mendes, puxa valeu pelo selo!! Fiquei bem feliz, é reconhecimento pelo trabalho. Um abração.

Roberto Tremper, muito obrigado!! Houve um problema com o servidor antigo e estamos trocando todos os links do site. Os últimos posts já estão com links novos e assim que todos estiverem no ar eu coloco um aviso ok? Eu tenho outros discos do Sidney aqui, vou preparar mais um para postar no site, ok? Um grande abraço e volte sempre!

Anônimo disse...

Obrigado pela resposta, fico no aguardo dos discos de Sidney. As duas séries completas? Espero que sim.

Hoje ouvi "Miltinho ao vivo", um grande disco! Alguma informação sobre uma eventual remasterização e lançamento em CD?

ABS / RT

Anônimo disse...

Caramba, agora que os links estão funcionando, baixei tudo. Estou ouvindo aos poucos. Obrigado, especialmente pela disponibilização do "Isto é dança" outra vez.

ABS
RT

Thiago Mello disse...

Roberto, muito obrigado a você! O disco ao vivo do Miltinho foi remasterizado pelo blog Toque Musical, vale a pena uma visita, eles tem um grande e ótimo acervo, inclusive tem um da série "Isto é Dança" por lá, acho que o primeiro disco. Um grande abraço!!

Anônimo disse...

Muito obrigada por este LP!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Grande abraço!
Bel

Artistas Inesquecíveis da TV! disse...

No canal teatrogerson no youtube tem unico vídeo dela no youtube da É uma maravilha ver Lana cantando na Tv Cultura em 1984.

Thiago Mello disse...

Olá amigo, no nosso canal no youtube bossabrasileira há um video dela em 1960!

Pedro Lemes disse...

Ola Thiago,adorei comentarios sobre Lna Bitencourt. Muito bom gosto. Sou fa desta grande cantora brasileira. Um abraçao. Pedro



CR