20/02/2011

Oscar Borgerth & Léo Peracchi “Música e Romance 1” 1954 [Musidisc MV 006]

Difícil descrever a experiência que é ouvir “Música e Romance volume 1”, um dos discos mais bonitos que tivemos o prazer de postar no Bossa Brasileira.

Léo Peracchi e Oscar Borgerth gravaram apenas piano e violino interpretando melodias eruditas à moda romântica da metade do século passado. Na contracapa nenhum texto, apenas o catálogo de lançamentos da gravadora Musidisc em 1954, data em que deve ter sido lançado este long-playing. Também não há registros de um segundo volume com Oscar Borgerth e Léo Peracchi.

“Música e Romance” possui apenas uma composição brasileira “Flor da Noite” de Radamés Gnattali, as outras faixas são de autores internacionais como Dvórak, Debussy, Chopin, Vecsey, Granados e Brahms.

A bossa está presente na interpretação fantástica dada pelos dois músicos. Um som de abismo, de doce beleza em tonalidades cruéis, escuras. Como se deixasse um rastro, um alento no ambiente. “Romance”? As melodias se sucedem como em uma evocação. Como grito de liberdade, ou uma ode às vitimas da segunda guerra mundial. Delirante como um sonho.

Oscar Borgerth & Léo Peracchi “Música e Romance volume 1” [Musidisc MV006]

~~~

Léo Peracchi é considerado um dos maiores músicos brasileiros, foi arranjador, compositor, maestro, instrumentista e professor. Ao lado de Radamés Gnattali é responsável pela introdução de elementos inovadores dentro da orquestração na música brasileira. E como Radamés, transitava com naturalidade pelos universos populares e eruditos. Seu estilo como arranjador é inconfundível e considerado moderno até hoje.

Oscar Borgerth quase não é lembrado hoje. Foi gênio em seu instrumento, o violino, e um dos nomes mais importantes da música clássica do Brasil na época, premiado por diversas vezes aqui e no exterior. Oscar estudou violino com Orlando Frederico no Instituto de Música do Rio de Janeiro e completou sua formação em Viena. Atuou sob regência de Eleazar de Carvalho e Villa-Lobos em turnês internacionais e foi importante intérprete da obra de Hekel Tavares. Contribuiu muito para a divulgação da música erudita brasileira pelo mundo.

Cada detalhe, cada glissando do violino, cada passeio do piano, cada toque, tudo é executado com grande delicadeza e entrega, os músicos dando o melhor, muito mais que simples seriedade e profissionalismo. Paixão e amor a arte. Esta não é uma gravação qualquer, houve um motivo e uma história, seria interessante um dia descobrir...

Perdoe-nos as eventuais imperfeições no áudio. Possuímos dois exemplares deste LP e ambos estão em péssimo estado de conservação, sendo impossível obter um som mais limpo sem comprometer a audição. Ainda assim, do mar de ruídos emergiu um som satisfatório.

“Música e Romance” com Oscar Borgerth e Léo Peracchi, nos faz lembrar de lugares distantes e pessoas amadas, uma trilha sonora perfeitas para os sonhos.

Para saber mais sobre Léo Peracchi visite o belíssimo site do Maestro que inclui biografia, discografia e muito mais mantido pelo Sesc SP.

01 Canções que Minha Mãe me Ensinou [Dvorák]
02 Humoreske [Dvorák]
03 Flor da Noite [Radamés Gnattali]
04 Valsa Opus 39 Número 15 [Brahms]
05 La Plus Que Lemte [Debussy]
06 Noturno Opus 72 [Chopin]
07 Dança Hespanhola número 5 [Granados]
08 Valsa Triste [Vecsey]

Oscar Borgerth: violino
Léo Peracchi: piano

Este disco é um presente do site Bossa-Brasileira e não pode ser comercializado.


Oscar Borgerth em retrato assinado por Cândido Portinari

Um comentário:

Maycon Carbone disse...

Bom dia,
Tenho um LP desse, achei numa coleção antiga.
Pelo que vejo está em bom estado de conservação, mas ainda não ouvi, pois não tenho uma vitrola.
Estou interessado em vende-lo.
Caso queira fazer uma oferta estou a disposição.
grato